IDEIA | DE

O Que Sei Sobre Competências Empresariais.

O Que Sei Sobre Competências Empresariais.

A partir desta data, quero convidar você a uma jornada de conhecimentos sobre Competências Empresariais. Você terá uma sequência de informações complementares, que ao final formarão seu conhecimento sobre o assunto.

 

A maioria das empresas tem olhado com carinho e de modo significativo com relação as competências empresariais, tanto para o lado humano, como para o lado profissional. E para você, que faz parte desse mundo, quero lhe proporcionar uma leitura clara e objetiva com os principais conceitos da área.

 

 

No início...

 

A sua vida profissional iniciará com as entrevistas por diversos setores no mundo corporativo. Um dos questionamentos realizados pelo setor de RH, será sobre suas competências, e caso não tenha o departamento, estes serão feitos pelo gestor da área. Mas, o que ambos querem de você Podemos dizer que, você como profissional, terá que apresentar as competências exigidas para ocupar o cargo. Por isso que, cada empresa e de acordo com seus valores, desenvolvem as competências ideais. Mas, sobre empresas e seus valores, são informações para outra futura conversa que teremos por aqui.

 

Ótimo, então definimos o que é Competência? Posso dizer que basta realizar a atividade proposta? Não exatamente... Na maioria das vezes, quando a empresa determina quais são as competências para determinada função, ela também está em busca daquelas que formam as Competências Empresariais, como as do ser, que representam atitudes e as do saber que retratam os conhecimentos.

 

 

Em inglês...

 

Soft skills trata-se das competências relacionadas ao ser, aptidões mentais, emocionais e sociais. Competem a personalidade e o comportamento profissional. A bagagem cultural e educacional que o ser humano carrega. Desta forma, essas experiências, influenciam e afetam nos relacionamentos com as pessoas da corporação e dependendo do ambiente que se forma, pode influir na produtividade da equipe.

 

Hard skills são competências do saber, conhecimentos. Essas são ensinadas em uma capacitação, como por exemplo, os cursos e treinamentos oferecidos pelas organizações. 

  • Soft skills são as competências desenvolvidas.
  • Hard skills podem ser aprendidas.

 

 

Última lição do dia e não menos importante: 

Cada empresa preza por diferentes tipos de ser (atitude), de saber (conhecimento) e de saber fazer (habilidade). Não existe uma melhor competência, basta saber que existem várias e cada uma com sua devida e fundamental importância em determinado contexto.

 


 

Continua...

Na sequência você poderá acompanhar, o que alguns profissionais pensam e o que mudou nesse novo tempo. Quais são essas competências desenvolvidas e quais envolvem os profissionais nos níveis gerenciais.

Te espero...

 

Estefânia Raffanti Becatti

Sou da fé.
Acredito que fazer o que ama, não tem como dar errado. Eu amo o que faço e cheguei onde queria.
Vim para transmitir o que sei e o que aprendi.
Agora é a sua vez. Quero ver!

estefania.raffanti@ideiade.com.br

Sobre

Pessoas que acreditam que relações cotidianas apoiadas na afabilidade resultam num mundo mais sustentável, generoso e humano.


saiba mais

Pesquisar Posts

Siga nas Redes Sociais

Newsletter

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Mais Acessados

Categorias