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Marketing: A Base de Tudo - Amém!

Marketing: A Base de Tudo - Amém!

Você acaba de entrar na FACULDADE, escolheu um curso administrativo, social ou uma faculdade com pegada EMPREENDEDORA, não importa se será na segunda ou na sexta feira, você terá a sua primeira aula de Marketing e nessa aula o professor fará a primeira pergunta, de muitas, O QUE É MARKETING?

Neste momento pode ter certeza que aula começou e que a “partir daí” você contará com poderes especiais para o mercado.

Na hora você talvez responda, MKT É PUBLICIDADE, é propaganda, é criar. E seu professor com sorriso de canto de boca só sinalize para que continue falando.... Mas vamos lá, vamos RESPONDER BASICAMENTE a essa pergunta que será feita.

 

O que é Marketing?

Primeiro de tudo “MKT” NÃO é publicidade. Publicidade é a grande ferramenta para atingir o consumidor, ajudar a empresa chegar em suas metas, divulgar um produto para alavancar vendas, mas toda a estratégia inicial e motivos para que isso seja feito vem do MKT, que é um dos setores das empresas, assim como financeiro, rh, logística e todas as outras. O que temos de diferencial aqui é que MKT precisa estar totalmente integrado na espinha da empresa para saber qual ação gerar, quando gerar e se será possível gerar. 

 

Segundo Kotler (grave bem esse nome) “Marketing é um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, da oferta e da livre troca de produtos e serviços de valor com os outro”. Então MKT é apenas venda? Não, na verdade ele procura obter o melhor ajuste entre demanda e oferta e para que isso dê certo, precisa ser focado no consumidor e isso é uma das evoluções do MKT. 

 

Por fazer parte do estudo do mercado, não pode ser algo estático, ele deve se movimentar, deve evoluir como toda sociedade. Por isso temos algumas eras em sua história, a sua primeira vem antes de 1925 e era focado na eficiência da PRODUÇÃO, já até 1950, após a segunda guerra, o foco era VENDA DOS PRODUTOS, aceleração da economia,   de 1950 a 1990 ele começa a se concentrar nas necessidades e desejos dos CLIENTES e de 1990 em diante temos a ERA DO RELACIONAMENTO, da COMUNICAÇÃO, do OUVIR, do COOPERAR.

 
4ps
 

A base das ferramentas de MKT

MKT gera DEMANDA, ele estuda o consumidor e oferece o produto que mais se encaixa com esse perfil e para isso utiliza de algumas ferramentas, entre elas os 4Ps, onde já tivemos grandes variações que são PRODUTO/PREÇO/PROMOÇÃO/PRAÇA, o ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR e o MARKETING DIGITAL. Veja bem que eu coloquei o MKT Digital dentro das ferramentas do MKT, devemos entender que a transformação de consumo e as estratégias que o mundo digital trouxe ainda são ferramentas utilizadas para um plano de MKT e não para DOIS planos de MKT (veremos em outros conteúdos explorando cada uma dessas ferramentas) .

 

RESUMINDO

MKT analisa mercado, tendências, produz estratégias, cria valor e com isso busca satisfazer as NECESSIDADES do consumidor e FIDELIZÁ-LO à MARCA... É a base de TUDO.

 


Uuuuufa, quer dizer que MKT é tudo isso? Na verdade, é isso e muuuuito mais. Fique atento aos conteúdos da IDEA | DE e caso tenha alguma dúvida sobre o que foi dito aqui ou queira sugerir tema, fique à vontade, a IDEIA é essa.

 

Ivan Guize Fontan

Amo, respiro e vivo minha profissão. Sou Diretor de Criação e Mkt Digital da Agência de Publicidade DMG&A, Professor da área técnica de Marketing e Publicidade da Escola Professor Luiz Rosa e na Faculdade ESAMC.

Adoro vinho, me divirto com stand-up, amo minha casa e tenho a certeza que a EDUCAÇÃO munda o mundo.

Prazer, nos vemos por ai!

ivan.fontan@ideiade.com.br

Sobre

Pessoas que acreditam que relações cotidianas apoiadas na afabilidade resultam num mundo mais sustentável, generoso e humano.


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