IDEIA | DE

Luz, Câmera, Marketing

Luz, Câmera, Marketing

Não sei se você sabe, mas eu sou aficionado por filmes, assisto todos, até os ruins, que na verdade eu não consigo parar de assistir exatamente por serem assim ruins...rs. Vale avisar que possuo os meus favoritos: ZOMBIES, HEROIS, TERROR, AÇÃO e COMÉDIA

 

Mas para este conteúdo trouxe uma coletânea que eu considero TOP 5 (me lembrei do CQC  agora) para quem gosta de MKT, Publicidade e é lógico: FILMES.

 

Lembre-se que esse é o MEU TOP 5, então não se acanhe de falar que não gostou, e avisando: aqui vai ter um pouco de spoiler, mas não muito...

 

SHOW DE TRUMAM

Show de Truman

  

Assista a esse filme, por favor! Um filme ímpar, COMÉDIA e DRAMA. Jim Carrey faz o protagonista que leva o nome do filme, TRUMAM. Toda a história se passa dentro de um reality show que mostra o cotidiano dele, 24 horas por dia, 365 dias do ano, durante TODA vida do personagem e o único que não sabe sobre isso é ele.

 

Com essa introdução temos a busca do personagem por algo que o inquieta e ele não sabe. Paralelamente temos: produção, merchandising, produtos e serviços com base no enredo do SHOW.

 

Mais uma vez: ASSISTA !

 

 

FOME DE PODER

 Fome de Poder

 

Michael Keaton, nosso querido BATMAN, em um filme sobre imóveis, ops... não é bem isso, mas é isso mesmo. O filme conta a história do “surgimento” McDonald’s. 

 

Um vendedor de máquinas de milkshake que se depara com uma lanchonete fora dos padrões e que se encanta pelos procedimentos e agilidade de como tudo é produzido e entregue. Com um foco empreendedor ele se associa aos donos da lanchonete e dá um balão neles, rs.... nunca foi tão fácil resumir um filme.

 

No meio de tudo isso vemos: estratégias de marketing, introdução de novos produtos, segmentação de mercado, análise, posicionamento de marca entre outras técnicas.

 

Vai com fé e com milkshake que dá certo!

 

 

DO QUE AS MULHERES GOSTAM

 Do Que As Mulheres Gostam

 

Esse filme é muito bom, comédia Romântica, tem Mel Gibson como publicitário, estereotipado da cabeça aos pés, machista egocêntrico e do outro lado Helen Hunt, mandando muito bem! 

 

Há uma mudança na cadeia de comando na Agência de Publicidade o que deixa nosso querido Mel Gibson um tanto incomodado, após alguns acontecimentos... ele consegue ouvir os pensamentos das mulheres. E a partir daí o filme desenrola. 

 

Em paralelo vemos pesquisa de mercado, posicionamento de marca, brainstorm e muito mais...

 

 

AMOR POR CONTRATO

Amor Por Contrato

 

Esse filme é de 2009 mas parece que é sobre hoje, não com relação ao covid 19, mas sim com relação aos influenciadores. Com David Duchovny, (Arquivo X e Californication), e a linda Demi Moore, temos uma comédia romântica com uma pitada de drama. 

 

Uma família “criada” para influenciar pessoas se muda para uma cidade e tem como objetivo fazer contato com os vizinhos, colegas de escola e demais moradores da cidade aproximarem-se de novos produtos de luxo. Se em uma família real já existem muitos problemas, imagine em uma criada para gerar lucros. Então sim, temos conflitos pessoais e amorosos.

 

Nesse filme temos: pesquisa de mercado, merchandising, lançamento de produtos, influenciadores, estratégia de marketing, ações subliminares.

 

Assista, é um filme muito bem montado.

 

 

JOBS

 Jobs

 

Um belo drama com Ashton Kutcher, vou citá-lo aqui por The 70’Shows (se você não conhece, vale a pena também), onde interpreta o grande visionário Steve Jobs.

 

Um filme muito redondo, até parece que foi feito  em um IPHONE, rs...baseado na carreira do hippie sem foco nos estudos que se tornou o líder de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

 

Temos Jobs na Índia com cabelo tipo Beatles, temos ele experimentando LSD e também como empregado na ATARI, siiiim... ele já foi um proletário funcionário da ATARI. Mas temos também a sua genialidade em apresentar soluções e grandes sacadas para os MAC coloridos e Ipods, o que colocou uma nova geração em suas mãos.

Paralelamente a isso temos grandes sacadas de brainstorm, lançamento de produtos, estratégias empresariais, fornecedores, logística e muito mais...

 

 


 

Foi isso, então...essa era a IDEIA e esses são alguns filmes totalmente excelentes para mim e além desses, aguardo mais indicações de alguns para aumentar a Lista (de Schindler, muito bom também). Tomara que goste, desfrute com um pacote de pipocas e se ainda estiver frio com meias, rs...

Ivan Guize Fontan

Amo, respiro e vivo minha profissão. Sou Diretor de Criação e Mkt Digital da Agência de Publicidade DMG&A, Professor da área técnica de Marketing e Publicidade da Escola Professor Luiz Rosa e na Faculdade ESAMC.

Adoro vinho, me divirto com stand-up, amo minha casa e tenho a certeza que a EDUCAÇÃO munda o mundo.

Prazer, nos vemos por ai!

ivan.fontan@ideiade.com.br

Sobre

Pessoas que acreditam que relações cotidianas apoiadas na afabilidade resultam num mundo mais sustentável, generoso e humano.


saiba mais

Pesquisar Posts

Siga nas Redes Sociais

Newsletter

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Mais Acessados

Categorias