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Entrevista Comunicação Interna em Tempos de Pandemia

Entrevista Comunicação Interna em Tempos de Pandemia

Como já vimos a comunicação interna para “esse novo normal” está cada vez mais essencial e como a IDEIA deste blog é trazer conteúdo relevante, foi realizada a entrevista com a professora Paula Rodrigues, ela nos mostrará a situação que hoje as empresas tem enfrentado, o impacto na comunicação e as estratégias que podemos adotar em home office para serem efetivas e produtivas.

 
Paula Rodrigues  


 

IDEIA|DE: Em tempos de pandemia, qual o papel da empresa diante da situação?

PAULA RODRIGUES: A pandemia do covid-19 trouxe para as empresas um grande desafio: priorizar a saúde de seus colaboradores e tentar manter os lucros almejados. O papel das organizações na situação atual é se comprometer no auxílio ao combate da disseminação do vírus. Para isso são necessárias ações de segurança do emprego, auxílio às famílias acometidas e diminuição e simplificação de burocracias, impactando diretamente na imagem da empresa, tanto pelo público interno quanto para o externo.
 

ID: Qual o impacto da pandemia para a comunicação da empresa?

PR: A comunicação tem sido durante muito tempo o ponto chave para muitas empresas obterem sucesso e conquistarem reputação. 
 

ID: Então o que mudou? 

PR: Neste momento o impacto maior para as empresas é o que elas têm de mais valioso: seus funcionários. Sendo assim, ter uma boa comunicação com eles se tornou uma necessidade, pois são os colaboradores que fazem a empresa funcionar. Fica clara a importância ainda mais acentuada da comunicação interna, visto que, além da crise de saúde, existe a crise econômica mundial que se instalou em função da pandemia. 
Um dos maiores impactos sofridos pelas empresas foi a de adaptar em poucas semanas as operações para o home office e entre as ações desenvolvidas a partir dessa nova realidade está a estruturação de uma comunicação transparente, acolhedora e que engaje seus funcionários.
 

ID: Quais estratégias devem ser levadas em consideração na comunicação interna no modelo home office?

PR: A primeira, e talvez mais importante, estratégia a ser adotada é a transparência: comunicar a equipe sobre as ações e passos que estão sendo tomados e os impactos da crise na empresa por meio dos diversos canais já utilizados ou os que passarão a fazer parte da comunicação. Criar segurança é fundamental! 
Outra estratégia é a utilização das redes sociais para fortalecer o vínculo com os colaboradores, por meio de uso de mensagens de agradecimento ao engajamento de todos, reconhecer publicamente o esforço para melhores resultados.
A utilização da newsletter, um material importante a ser adotado, rico em informações que pode ajudar no distanciamento físico e aproximar empresa e colaboradores. É um ótimo canal para que todos fiquem antenados ao que está acontecendo nas diversas áreas da empresa.
Criação de espaços virtuais (vídeo conferência, chats, fóruns) para aliviar a pressão do momento também pode ser algo motivador e assim as pessoas poderão trocar informações sobre suas rotinas, transformando esses espaços em momentos de descontração.
Por fim, responsabilizar-se em comunicar constantemente a todos, inclusive seus familiares, sobre cuidados sanitários nesse momento, informações sobre as recomendações da OMS, dicas de exercícios, enfim assumir o papel social que tem.
 

ID: Orientar os colaboradores para serem mais produtivos no modelo home office é importante?

PR: Todos estão aprendendo com essa nova forma de trabalho, embora algumas empresas adotem o home office com cargos do alto escalão ou com alguns cargos administrativos, por um ou dois dias da semana, essa não é uma prática de cargos operacionais. Dividir experiências é de suma importância, criar um manual de boas práticas do trabalho em casa pode ajudar muito.
A empatia é algo que fará a diferença no comprometimento, já que muitos dos funcionários estão travando uma batalha pessoal para conseguir dar conta de suas tarefas, mães com filhos em casa gritando, brincando e aparecendo em vídeos conferência, apartamentos pequenos em que famílias dividem quase o mesmo espaço. Entender e criar formas mais acertadas de comunicação trará melhores resultados.
 

ID: E quais seriam as ações a serem adotadas no home office para maior produtividade?

PR:
- Montar um bom local de trabalho: ambiente com boa iluminação, ventilação e confortável.
- Manter uma rotina: a rotina ajuda no foco.
- Fazer gestão de tempo: identifique quais são suas horas mais produtivas e faça pausas estratégicas para almoço, tomar água, ir ao banheiro, não fique o tempo todo parado para não ter esgotamento mental.
- Check-list e agenda: faça uma lista do que precisa ser entregue no trabalho e das tarefas do dia para não se perder.
 

ID: Muito obrigado Paula, espero termos você aqui novamente.

PR: Muito obrigado pelo convite, espero ter esclarecido algumas questões.


 
Então você já sabe, para começar faça um passo a passo e veja se tudo isso fez sentido pra você, caso ainda tenha alguma dúvida em como realizar uma comunicação interna eficaz em home office, entre em contato com a gente para trocarmos uma IDEIA.
 

Estefânia Raffanti Becatti

Sou da fé.
Acredito que fazer o que ama, não tem como dar errado. Eu amo o que faço e cheguei onde queria.
Vim para transmitir o que sei e o que aprendi.
Agora é a sua vez. Quero ver!

estefania.raffanti@ideiade.com.br

Sobre

Pessoas que acreditam que relações cotidianas apoiadas na afabilidade resultam num mundo mais sustentável, generoso e humano.


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