IDEIA | DE

Aula On-Line x Aula EAD

Aula On-Line x Aula EAD

Já estamos no meio de julho de 2020, algumas vacinas estão sendo testadas, estamos em home-office mais do que nunca, muitas cidades passam por fases vermelhas e laranjas e ainda nos perguntamos como serão as aulas nesse segundo semestre

 

Afinal a Covid-19 está aí e em muitas vezes dentro do nosso meio, seja em nossa família ou com nossos amigos.

 

O ensino está se adaptando...sim, ainda está. Será um ciclo muito longo ainda e a instituição que acha que já chegou no seu ponto ideal, ou que achou o pote de ouro, ainda deverá se ajustar.

 

Em meio a tudo isso temos os pais e os alunos querendo saber como devem se portar, como devem cobrar, como devem se adaptar e a dúvida mais comum que ouço ainda em minhas aulas é: “Estamos no modo EAD de ensino? ”

 

E a resposta por mais que pareça simples, traz muito mais reflexões: “Se você não se matriculou em um curso EAD, você não está dentro de um sistema EAD”. 

 

Aluna se Perguntando sobre EAD

 

“Opa, pera aí..., mas EAD não é ensino a distância e não estamos deste modo? ”

Na verdade, o curso EAD é uma forma de ensino, é um produto, que possui metodologias diferenciadas, calendários próprios e critérios de avaliação já estipulados.

 

Segundo o MEC  a definição de EAD é:

“...a modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. Essa modalidade é regulada por uma legislação específica e pode ser implantada na educação básica (educação de jovens e adultos, educação profissional técnica de nível médio) e na educação superior. ”

 

O que estamos vivendo agora é uma adaptação do sistema “tradicional” aplicado em algumas ferramentas de ensino a distância: tanto em aulas on-line (com o professor do outro lado da tela interagindo com os alunos no horário comum das aulas) como em fóruns e atividades para desenvolvimento em casa.

 

Os professores tiveram que se adaptar a um novo cronograma, novas ferramentas, e por muitas vezes “reaprenderam” como apresentar uma aula.

 

“Então quer dizer que agora é assim que vai funcionar? ”

Não, pois as necessidades de adaptação das instituições ainda serão motivo de muitas avaliações e devemos sempre pensar que essa foi uma saída que foi encontrada para este período, um período nunca antes visto aqui.

 

A volta às aulas neste segundo semestre ainda é uma incógnita, muito se fala em rodízio, escalas, aulas on-line, escolha de programa, etc. Mas uma coisa podemos saber com certeza: que tudo está sendo feito para a segurança do aluno.

 

No VÍDEO a baixo temos a Presidente da ONG Todos Pela Educação, Priscila Cruz dando sua opinião sobre o ensino e os ajustes feitos, vale a pena assistir.

 

Bora então para mais um dia, para mais uma IDEIA!

Grande abraço.
 

Ivan Guize Fontan

Amo, respiro e vivo minha profissão. Sou Diretor de Criação e Mkt Digital da Agência de Publicidade DMG&A, Professor da área técnica de Marketing e Publicidade da Escola Professor Luiz Rosa e na Faculdade ESAMC.

Adoro vinho, me divirto com stand-up, amo minha casa e tenho a certeza que a EDUCAÇÃO munda o mundo.

Prazer, nos vemos por ai!

ivan.fontan@ideiade.com.br

Sobre

Pessoas que acreditam que relações cotidianas apoiadas na afabilidade resultam num mundo mais sustentável, generoso e humano.


saiba mais

Pesquisar Posts

Siga nas Redes Sociais

Newsletter

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Mais Acessados

Categorias